FacebookTwitterLinkedIn

Remoção manual de ameaças de segurança

Termine um processo Apague entradas de registo Cancele os ficheiros DLL Elimine os ficheiros Desactive os programas de arranque

Como terminar um processo?

O que é um processo?

O processo é um programa que está a ser executado. Quando inicia um programa é executável (por exemplo .exe) carregará à memória. Um processo pede então uma determinada quantidade de recursos Windows. O sistema operacional certifica que os processos recebem uma quantidade pedidade tempo, memória, e outros recursos do CPU. Quando termina o processo todos os recursos usados regressarão ao Windows. Para ver os processos a serem executados no seu computador use o Gestor de Tarefas do Windows. Para entrar no Gestor de Tarefas clique no botão "Iniciar", clique em "Executar", escreva “taskmgr” e clique no botão "OK". Também pode usar estas combinações CTRL+ALT+DEL ou CTRL+SHIFT+ESC para entrar no Gestor de Tarefas.

1. Clique no botão "Iniciar":

como terminar um processo passo 1

2. Escreva "Executar" e clique na entrada Executar da lista:

como terminar um processo passo 2

3. Na janela aberta escreva “taskmgr” e clique OK. Também pode usar estas combinações “CTRL+ALT+DEL” ou “CTRL+SHIFT+ESC” para entrar no Gestor de Tarefas.

como terminar um processo passo 3

4. Na janela aberta clique em "Mais detalhes":

como terminar um processo passo 4

5. Escolha o processo que quis terminar e depois clique no botão "Terminar Tarefa":

como terminar um processo passo 5

Termine um processo Apague entradas de registo Cancele os ficheiros DLL Elimine os ficheiros Desactive os programas de arranque

Como eliminar as entradas de registo?

O que é o registo?

O Registo de Windows é uma base de dados hierárquica que armazena definições e opções de configuração em sistemas operacionais do Microsoft Windows. Contém definições para componentes de baixo nível do sistema operacional bem como as aplicações que estão a ser executadas na plataforma: o kernel, os drivers do dispositivo, SAM, a interface do utilizador, e aplicações de terceiros que usam o Registo. O registo também fornece meios para alcançar contadores para perfilar o desempenho do sistema. Quando introduzido primeiramente com o Windows 3.1, o objectivo primário do registo do Windows era armazenar a informação da configuração para componentes baseados-COM. Com a introdução do Windows 95 e do Windows NT, o seu uso foi estendido para organizar a profusão de ficheiros INI per-programa que foram previamente usados para armazenar as definições de configuração para programas Windows.

1. Clique no botão "Iniciar":

como eliminar entradas de registo passo 1 - clique iniciar

2. Escreva "Executar" e clique na entrada Executar da lista:

como eliminar entradas de registo passo 2 - escreva executar

3. Numa janela aberta escreva "regedit" e clique OK.

como eliminar entradas de registo passo 3 - escreva regedit

4. Para procurar pelas entradas de registo clique "Editar" e seleccione "Pesquisa..."

como eliminar entradas de registo passo 4 - pesquisa por entradas de registo

5. Para exportar, clique com o botão direito no objecto e seleccione "Exportar " Esta função é usada como cópia de segurança no seu registo.

como eliminar entradas de registo passo 5 - exportar entradas de registo

6. Para eliminar a entrada de registo, clique com o botão direito e clique em "Eliminar".

como eliminar entradas de registo passo 6 - elimine entradas de registo indesejadas

Termine um processo Apague entradas de registo Cancele os ficheiros DLL Elimine os ficheiros Desactive os programas de arranque

Como cancelar os ficheiros DLL?

O que é um ficheiro DLL?

A biblioteca de ligação-dinâmica (também escrita sem hífen), ou DLL, é uma implementação Microsoft o conceito da biblioteca partilhada no Microsoft Windows e sistemas operacionais OS/2. Estas bibliotecas têm geralmente uma extensão do ficheiro DLL, OCX (para bibliotecas que contêm os controlos ActiveX), ou DRV (para drivers legados do sistema). Os formatos de ficheiros DLLs são os mesmos para ficheiros Windows EXE — que é, Portátil Executável (PE) para Windows 32 e 64-bit, e Novos Executáveis (NE) para o Windows-16. Tal como com EXEs, DLLs podem conter código, dados, e recursos, em qualquer combinação. Estas instruções podem ser usadas para cancelar os ficheiros DLL.

1. Clique no botão "Iniciar":

como cancelar o registo dos ficheiros dll passo 1 - clique iniciar
2. Escreva "Executar" e clique na entrada Executar da lista:

como cancelar o registo dos ficheiros dll passo 2 - escreva executar

3. Na janela aberta escreva "cmd" e clique OK:

como cancelar o registo dos ficheiros dll passo 3 - escreva cmd

4. Escreva “cd” para mudar o directório actual, premia o Espaço no seu teclado, insira o caminho completo do ficheiro DLL e prima enter. Para visualizar os conteúdos do directório, escreva "dir" e prima enter.

como cancelar o registo dos ficheiros dll passo 4

5. Escreva “regsvr32 /u [DLL_NAME]“ e prima o botão "Enter".

como cancelar o registo dos ficheiros dll passo 5

Termine um processo Apague entradas de registo Cancele os ficheiros DLL Elimine os ficheiros Desactive os programas de arranque

Como encontrar e eliminar os ficheiros?

O que é um ficheiro?

Um ficheiro de computador é um bloco de informação arbitrário, ou um recurso para armazenamento da informação, que está disponível num programa de computador geralmente baseado em algum tipo de armazenamento durável. Um ficheiro é durável no sentido emque permanece disponível para programas usarem após o programa actual ter terminado. Os ficheiros de computador podem ser considerados como as contrapartidas modernas dos documentos de papel que são tradicionalmente mantidos em ficheiros office e library e é a fonte do termo. Se quiser encontrar um ficheiro infectado siga estas instruções:

1. Esconda os ficheiros visíveis. Clique no Meu Computador e clique na seta para baixo.

encontre e elimine os ficheiros passo 1 - ver opções

2. Nas Pastas janela de Opções clique Ver e marque itens Escondidos.

encontre e elimine os ficheiros passo 2 - torne os ficheiros escondidos visíveis

3. Navegue para o Meu Computador, seleccione "Este PC" e insira o nome do ficheiro que está a procurar:

encontre e elimine os ficheiros passo 3 - insira o nome do ficheiro
4. Clique com o botão direito no ficheiro encontrado e seleccione "Eliminar":

encontre e elimine os ficheiros passo 4 - elimine o ficheiro encontrado

Termine um processo Apague entradas de registo Cancele os ficheiros DLL Elimine os ficheiros Desactive os programas de arranque

Como desactivar os programas de arranque?

O software instalado no computador adicionar-se-á frequentemente ao número dos programas que funcionam no início do sistema operacional. Cada programa que é executado no início do windows usa uma porção da memória e dos recursos dos sistemas. Spyware e o outro software fraudulento também podem adicionar os seus componentes ao início do sistema e podem executar a sua tarefa fraudulenta sem o consentimento do utilizador.

1. Clique com o botão direito e seleccione o "Gestor de Tarefas":

desactivando os programas de início passo 1 - navegando pelo gestor de tarefas

2. No Gestor de Tarefas seleccione a opção "Início". Escolha o item início que pretende desactivar, seleccione-o e clique "Desactivar":

desactivando os programas de início passo 2 - seleccione o programa indesejado

Sobre nós

O PCrisk é um portal de cibersegurança, que informa os utilizadores da Internet sobre as últimas ameaças digitais. O nosso conteúdo é fornecido por especialistas em segurança e investigadores profissionais de malware. Leia mais sobre nós.

Remoção de Víirus e programas maliciosos

Esta página fornece informações sobre como evitar infeções por malware ou vírus.

Remoção de Víirus