Como eliminar o Efimer de sistemas comprometidos

Trojan

Também conhecido como: Efimer malware

Nível de danos:

Faça uma verificação gratuita e verifique se o seu computador está infectado.

REMOVER AGORA

Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk.

Que tipo de malware é o Efimer?

O Efimer é um malware utilizado para roubar criptomoedas. Ele se espalha através de sites WordPress infectados, ficheiros torrent maliciosos e e-mails enganosos. O malware comunica-se com os seus operadores através da rede Tor e utiliza scripts específicos para comprometer páginas WordPress vulneráveis e recolher endereços de e-mail para ataques futuros.

Malware Efimer

Mais sobre o Efimer

Após executar um ficheiro de script malicioso (ficheiro Windows Script) contendo o Efimer, os utilizadores geralmente veem uma mensagem de erro falsa e o malware entra no sistema. O script primeiro verifica se o utilizador tem direitos de administrador. Se o utilizador tiver direitos de administrador, o malware adiciona determinadas pastas e ficheiros à lista de exclusão do Windows Defender e configura uma tarefa agendada.

Se o utilizador não tiver direitos de administrador, o script ainda instala o Efimer, mas configura-o para iniciar automaticamente através do registo do Windows. O Efimer foi criado para atacar utilizadores de criptomoedas. Ele substitui os endereços de carteiras copiados para a área de transferência pelo endereço do invasor.

O malware verifica se o Gestor de Tarefas está em execução e, se estiver, é interrompido para evitar a deteção. Caso contrário, instala e executa o Tor. Em seguida, o Efimer verifica se há ficheiros SEED contendo frases de carteira e envia os dados para o servidor do invasor. Feito isso, o malware começa a monitorizar a área de transferência em busca de endereços de carteiras de criptomoedas e a substituí-los pelos endereços do invasor.

Ele também captura imagens e envia os ficheiros SEED e as imagens para o servidor. Além disso, o Efimer não rouba apenas criptomoedas — ele também usa computadores infetados para atacar sites WordPress vulneráveis, publica links de download falsos para se distribuir e realiza ataques de força bruta para roubar senhas.

Todas as credenciais capturadas são enviadas aos atacantes, permitindo que eles aumentem o número de sistemas comprometidos.

Existe também outra variante do Efimer, que verifica se está a ser executado numa máquina virtual, oculta a sua pasta e controla quando enviar os dados. Ele concentra-se mais em extensões de navegador e aplicações de carteira, encripta os dados que recolhe e só os elimina após confirmar que o servidor os recebeu.

É importante notar que os ataques também envolvem um script que recolhe endereços de e-mail de sites. Os atacantes podem então usar esses e-mails para campanhas de spam, phishing ou malware, ajudando-os a espalhar o Efimer (ou outras ferramentas maliciosas).

Resumo da ameaça:
Nome Efimer malware
Tipo de ameaça Trojan, Clipper
Nomes de detecção Avast (Script:SNH-gen [Trj]), Combo Cleaner (Trojan.GenericS.5863), ESET-NOD32 (JS/Agent.SWE), Kaspersky (Trojan-Dropper. Win32.Agentb.qx), Microsoft (Trojan:Win32/Wacatac.B!ml), Lista completa (VirusTotal)
Sintomas Os trojans são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem silenciosos, pelo que não são visíveis sintomas específicos numa máquina infetada.
Métodos de distribuição Anexos de e-mail infetados, sites WordPress comprometidos, torrents.
Danos Roubo de criptomoedas, uso do dispositivo infectado para espalhar ainda mais o malware (ou outras ameaças).
Remoção do Malware (Windows)

Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner.

Descarregar Combo Cleaner

O verificador gratuito verifica se o seu computador está infectado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk.

Conclusão

O Efimer é um malware perigoso que rouba informações confidenciais e se espalha pelos sistemas. Ele pode ter como alvo dados de criptomoedas, comprometer sites e recolher credenciais. Ter um computador infetado com o Efimer pode causar problemas como roubo de criptomoedas, credenciais roubadas, acesso não autorizado a contas e exposição a novos ataques.

Como o Efimer se infiltrou no meu computador?

Quando os atacantes usam e-mail para distribuir o malware, eles enviam mensagens fingindo ser de entidades legítimas, muitas vezes contendo alegações relacionadas a questões legais ou financeiras. Esses e-mails contêm um ficheiro compactado protegido por senha. O malware se infiltra nos sistemas quando os utilizadores extraem e executam o script no ficheiro compactado.

Quando os cibercriminosos utilizam sites WordPress, atacam sites mal protegidos, usam força bruta nas credenciais de login e publicam links falsos para download de filmes ou outros conteúdos. Esses links levam a arquivos protegidos por senha que contêm o Efimer. Os utilizadores que descarregam e executam esses ficheiros infectam os seus sistemas.

Como evitar a instalação de malware?

Evite descarregar ficheiros ou software de sites de descarregamento de terceiros, sites de torrent, sites não oficiais, etc. Descarregue apenas ficheiros ou software de sites oficiais ou lojas de aplicações confiáveis. Evite abrir anexos de e-mail inesperados ou clicar em links suspeitos de endereços desconhecidos.

Mantenha o seu sistema operativo, navegadores e aplicações atualizados. Não interaja com anúncios, links ou outros elementos em sites não confiáveis e sempre bloqueie as solicitações de notificação dessas páginas. Use software de segurança confiável e execute varreduras do sistema regularmente. Se acredita que o seu computador já está infetado, recomendamos executar uma varredura com Combo Cleaner Antivirus para Windows para eliminar automaticamente o malware infiltrado.

E-mail malicioso distribuindo Efimer (fonte: securelist.com):

E-mail promovendo o trojan Efimer (fonte securelist.com)

Texto do e-mail:

Subject: Application for illegal use of a domain name

JUSTICE

The legal bureau examined the complaint and established that, in the name of the domain, patented combinations belonging to a major brand are used. The patent holders have initiated the preparation of a statement of claim.

The claim may be withdrawn upon the change of the domain name. The patent holders are interested in acquiring your domain. Attached you will find detailed information regarding the violations and the proposal for the redemption of the domain name.

Remoção automática instantânea do malware:

A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:

DESCARREGAR Combo Cleaner

Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk.

Menu rápido:

Como remover malware manualmente?

A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - normalmente é melhor permitir que os programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover esse malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner Antivirus para Windows.

Se desejar remover o malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:

Processo de malware em execução no Gestor de Tarefas

Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, utilizando o gestor de tarefas, e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:

passo de remoção manual de malware 1Descarregar um programa chamado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de arranque automático, o Registo e as localizações do sistema de ficheiros:

Aspeto da aplicação Autoruns

passo de remoção manual de malware 2Reiniciar o computador no modo de segurança:

Utilizadores do Windows XP e do Windows 7: Inicie o computador no modo de segurança. Clique em Iniciar, clique em Desligar, clique em Reiniciar e clique em OK. Durante o processo de arranque do computador, prima a tecla F8 do teclado várias vezes até ver o menu Opções avançadas do Windows e, em seguida, selecione Modo de segurança com ligação em rede na lista.

Executar o Windows 7 ou o Windows XP no modo de segurança com rede

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 7 no "Modo de segurança com rede":

Utilizadores do Windows 8: Iniciar o Windows 8 no modo de segurança com rede - Aceda ao ecrã Iniciar do Windows 8, escreva Avançadas e, nos resultados da pesquisa, selecione Definições. Clique em Opções de arranque avançadas, na janela aberta "Definições gerais do PC", selecione Arranque avançado.

Clique no botão "Reiniciar agora". O computador será reiniciado no menu "Opções avançadas de inicialização". Clique no botão "Resolução de problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de arranque".

Clique no botão "Reiniciar". O PC será reiniciado no ecrã Definições de arranque. Prima F5 para iniciar no modo de segurança com rede.

Executar o Windows 8 no modo de segurança com rede

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 8 no "Modo de segurança com rede":

Utilizadores do Windows 10: Clique no logótipo do Windows e selecione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar" mantendo premido o botão "Shift" do teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Resolução de problemas" e, em seguida, selecione "Opções avançadas".

No menu de opções avançadas selecione "Definições de arranque" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte, deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isto irá reiniciar o seu sistema operativo em modo de segurança com rede.

Executar o Windows 10 no modo de segurança com rede

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 10 no "Modo de segurança com rede":

passo de remoção manual de malware 3Extraia o ficheiro descarregado e execute o ficheiro Autoruns.exe.

Extrair o ficheiro Autoruns.zip e executar a aplicação Autoruns.exe

passo de remoção manual de malware 4Na aplicação Autoruns, clique em "Options" (Opções) na parte superior e desmarque as opções "Hide Empty Locations" (Ocultar locais vazios) e "Hide Windows Entries" (Ocultar entradas do Windows). Após este procedimento, clique no ícone "Refresh" (Atualizar).

Atualizar os resultados da aplicação Autoruns

passo de remoção manual de malware 5Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que pretende eliminar.

Deve anotar o seu caminho e nome completos. Note que alguns malwares escondem nomes de processos sob nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros de sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover, clique com o botão direito do rato sobre o seu nome e escolha "Eliminar".

Eliminar malware em Autoruns

Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isto assegura que o malware não será executado automaticamente no próximo arranque do sistema), deve procurar o nome do malware no seu computador. Certifique-se de que ativa os ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de que o remove.

Procurar malware e eliminá-lo

Reinicie o computador no modo normal. Seguir estes passos deverá remover qualquer malware do seu computador. Tenha em atenção que a remoção manual de ameaças requer conhecimentos informáticos avançados. Se não tiver esses conhecimentos, deixe a remoção de malware para os programas antivírus e anti-malware.

Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas de malware. Como sempre, é melhor prevenir a infeção do que tentar remover o malware mais tarde. Para manter o seu computador seguro, instale as últimas actualizações do sistema operativo e utilize software antivírus. Para ter a certeza de que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos que o analise com Combo Cleaner Antivirus para Windows.

Perguntas frequentes (FAQ)

O meu computador está infetado com Efimer. Devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?

Normalmente, formatar o dispositivo é uma opção de último recurso. Primeiro, recomenda-se usar um software antimalware confiável (como o Combo Cleaner) para realizar uma verificação completa do sistema e remover o Efimer.

Quais são os maiores problemas que o malware pode causar?

O malware pode tornar os sistemas mais lentos, bloquear ou corromper ficheiros, executar outro malware, roubar dados confidenciais e muito mais. As vítimas muitas vezes têm o seu dinheiro, contas ou identidades roubadas, ou enfrentam outros problemas.

Qual é o objetivo do Efimer?

O objetivo do Efimer é roubar criptomoedas monitorando a atividade da área de transferência e substituindo endereços de carteiras por aqueles controlados pelos invasores. Ele também coleta informações confidenciais, compromete sites WordPress vulneráveis e coleta credenciais para a expansão de dispositivos infectados.

Como o Efimer se infiltrou no meu dispositivo?

O Efimer provavelmente infetou o seu dispositivo quando executou um script malicioso a partir de um arquivo protegido por palavra-passe, baixado de um e-mail enganoso ou de um site WordPress comprometido.

O Combo Cleaner irá proteger-me contra malware?

Sim, o Combo Cleaner pode detetar e remover a maioria dos malwares. É aconselhável executar uma verificação completa do sistema, pois as ameaças avançadas geralmente ficam ocultas nas profundezas do sistema.

Partilhar:

facebook
X (Twitter)
linkedin
copiar link
Tomas Meskauskas

Tomas Meskauskas

Pesquisador especialista em segurança, analista profissional de malware

Sou um apaixonado por segurança e tecnologia de computadores. Tenho experiência de mais de 10 anos a trabalhar em diversas empresas relacionadas à resolução de problemas técnicas e segurança na Internet. Tenho trabalhado como autor e editor para PCrisk desde 2010. Siga-me no Twitter e no LinkedIn para manter-se informado sobre as mais recentes ameaças à segurança on-line.

▼ Mostrar comentários

O portal de segurança PCrisk é fornecido pela empresa RCS LT.

Pesquisadores de segurança uniram forças para ajudar a educar os utilizadores de computadores sobre as mais recentes ameaças à segurança online. Mais informações sobre a empresa RCS LT.

Os nossos guias de remoção de malware são gratuitos. Contudo, se quiser continuar a ajudar-nos, pode-nos enviar uma ajuda, sob a forma de doação.

Doar