Como eliminar o Maverick dos dispositivos infetados

Trojan

Também conhecido como: Malware bancário Maverick

(atualizado)

Nível de danos:

Faça uma verificação gratuita e verifique se o seu computador está infectado.

REMOVER AGORA

Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk.

Que tipo de malware é o Maverick?

O Maverick é um Trojan bancário que compartilha semelhanças no seu código com outro Trojan bancário chamado Coyote. Sabe-se que o Maverick tem como alvo principalmente sites de bancos brasileiros, sites de câmbio de criptomoedas e plataformas de pagamento. O malware é capaz de controlar o dispositivo infetado e realizar várias atividades maliciosas.

Maverick malware

Mais sobre Maverick

Quando o Maverick é executado pela primeira vez, ele tenta garantir que seja iniciado automaticamente sempre que o computador for inicializado. Para isso, ele procura um pequeno ficheiro de script na pasta Inicialização do utilizador. Se nenhum ficheiro adequado for encontrado, o malware cria um novo identificador. Além disso, o Maverick entra em contacto com um servidor remoto e executa um código PowerShell oculto.

Uma vez ativado, o malware observa qual janela do navegador está em primeiro plano, verifica o seu processo e monitora a atividade apenas quando o utilizador está em navegadores específicos (Chrome, Firefox, Edge, Brave, Internet Explorer ou o navegador de um banco). O seu principal objetivo é detectar quando o utilizador visita sites bancários.

Se um desses navegadores estiver aberto, o malware usa a automação da interface do utilizador para ler o título da guia ativa e verifica-o em relação a uma lista de sites bancários alvo. Se o título corresponder a um banco, o Maverick pode tomar outras medidas usando um executável do Windows chamado "Maverick.Agent", que se conecta ao servidor de comando e controlo e extrai dados.

O agente determina se o computador está no Brasil verificando o fuso horário, idioma/localidade, região do sistema e formato da data. Em seguida, ele verifica a pasta Inicialização em busca de vários ficheiros de persistência, mantém o mais recente e exclui o restante. O "Maverick.Agent" pode receber vários comandos dos invasores.

Isso inclui reiniciar o computador, encerrar o processo do malware, fazer capturas de tela, ativar um keylogger, realizar cliques do mouse, digitar caracteres, bloquear a tela, gerar janelas de phishing solicitando as credenciais usadas por bancos, desativar janelas falsas e muito mais.

Quando o malware se comunica com o seu servidor, ele envia detalhes básicos sobre o computador infetado, como nome de utilizador e nome do computador, versão do sistema operativo, número de monitores e resolução da tela, um ID exclusivo baseado nos endereços MAC da máquina e qual página inicial do banco deve ser alvo dos ataques.

Resumo da ameaça:
Nome Malware bancário Maverick
Tipo de ameaça Trojan bancário
Nomes de detecção Avast (Win64:MalwareX-gen [Bank]), Combo Cleaner (Application.Generic.4275484), ESET-NOD32 (A Variant Of MSIL/Agent.XUO), Kaspersky (HEUR:Trojan-Banker.MSIL. Maverick.gen), Microsoft (Trojan:Win32/Wacatac.B!ml), Lista completa (VirusTotal)
Sintomas Os trojans são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem silenciosos, pelo que não são visíveis sintomas específicos numa máquina infetada.
Possíveis métodos de distribuição Engenharia social, mensagens enganosas no WhatsApp, ficheiros ZIP contendo ficheiros de atalho (LNK) maliciosos.
Danos Senhas e informações bancárias roubadas, roubo de identidade, perda monetária.
Remoção do Malware (Windows)

Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner.

Descarregar Combo Cleaner

O verificador gratuito verifica se o seu computador está infectado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk.

Conclusão

O Maverick é um malware bancário que pode monitorizar navegadores, roubar palavras-passe, capturar imagens do ecrã, criar janelas falsas de phishing, controlar o rato e o teclado e executar código oculto a partir de um servidor remoto. Ele pode permanecer no sistema, manipular processos e janelas e enviar informações detalhadas sobre o computador infetado.

As vítimas podem sofrer perdas financeiras, roubo de contas, roubo de identidade, invasão de privacidade e outras consequências negativas. Se o Maverick for detetado num sistema, deve ser removido o mais rápido possível.

Como é que o Maverick se infiltrou no meu computador?

Normalmente, a vítima recebe um ZIP pelo WhatsApp contendo um ficheiro LNK malicioso (o nome pode parecer genérico ou semelhante ao de um banco). O LNK executa o cmd.exe, que inicia um script do PowerShell. Esse script entra em contacto com um servidor remoto, descodifica um programa .NET incorporado e, em seguida, carrega-o diretamente na memória.

O ficheiro .NET atua como um carregador, que descarrega e descodifica duas cargas do servidor do invasor. Uma carga é um carregador infetador do WhatsApp e a outra é o malware bancário final. É importante observar que o infetador tem como alvo o WhatsApp Web em execução no navegador da vítima e envia mensagens da conta da vítima para outras pessoas para espalhar o malware.

Como evitar a instalação de malware?

Mantenha o seu sistema operativo, aplicações e software antivírus atualizados e execute verificações de segurança regulares. Descarregue software de sites oficiais ou lojas de aplicações confiáveis e evite programas piratas, cracks ou keygens. Tenha cuidado com e-mails e mensagens. Não abra links ou ficheiros em e-mails ou mensagens inesperadas de remetentes desconhecidos.

Além disso, não clique em anúncios suspeitos, pop-ups ou conteúdo em sites não confiáveis e nunca permita notificações de sites questionáveis.

Se acredita que o seu computador já está infetado, recomendamos que execute uma verificação com Combo Cleaner Antivirus para Windows para eliminar automaticamente o malware infiltrado.

Uma mensagem enganosa enviada pelo WhatsApp a distribuir o Maverick (fonte: Kaspersky):

Trojan bancário Maverick mensagem enganosa do WhatsApp fonte kaspersky

Tradução da mensagem enganosa:

Visualization allowed only in computers. In case you're using the Chrome browser, choose "keep file" because it's a zipped file.

Remoção automática instantânea do malware:

A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:

DESCARREGAR Combo Cleaner

Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk.

Menu rápido:

Como remover malware manualmente?

A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - normalmente é melhor permitir que os programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover esse malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner Antivirus para Windows.

Se desejar remover o malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:

Processo de malware em execução no Gestor de Tarefas

Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, utilizando o gestor de tarefas, e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:

passo de remoção manual de malware 1Descarregar um programa chamado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de arranque automático, o Registo e as localizações do sistema de ficheiros:

Aspeto da aplicação Autoruns

passo de remoção manual de malware 2Reiniciar o computador no modo de segurança:

Utilizadores do Windows XP e do Windows 7: Inicie o computador no modo de segurança. Clique em Iniciar, clique em Desligar, clique em Reiniciar e clique em OK. Durante o processo de arranque do computador, prima a tecla F8 do teclado várias vezes até ver o menu Opções avançadas do Windows e, em seguida, selecione Modo de segurança com ligação em rede na lista.

Executar o Windows 7 ou o Windows XP no modo de segurança com rede

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 7 no "Modo de segurança com rede":

Utilizadores do Windows 8: Iniciar o Windows 8 no modo de segurança com rede - Aceda ao ecrã Iniciar do Windows 8, escreva Avançadas e, nos resultados da pesquisa, selecione Definições. Clique em Opções de arranque avançadas, na janela aberta "Definições gerais do PC", selecione Arranque avançado.

Clique no botão "Reiniciar agora". O computador será reiniciado no menu "Opções avançadas de inicialização". Clique no botão "Resolução de problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de arranque".

Clique no botão "Reiniciar". O PC será reiniciado no ecrã Definições de arranque. Prima F5 para iniciar no modo de segurança com rede.

Executar o Windows 8 no modo de segurança com rede

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 8 no "Modo de segurança com rede":

Utilizadores do Windows 10: Clique no logótipo do Windows e selecione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar" mantendo premido o botão "Shift" do teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Resolução de problemas" e, em seguida, selecione "Opções avançadas".

No menu de opções avançadas selecione "Definições de arranque" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte, deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isto irá reiniciar o seu sistema operativo em modo de segurança com rede.

Executar o Windows 10 no modo de segurança com rede

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 10 no "Modo de segurança com rede":

passo de remoção manual de malware 3Extraia o ficheiro descarregado e execute o ficheiro Autoruns.exe.

Extrair o ficheiro Autoruns.zip e executar a aplicação Autoruns.exe

passo de remoção manual de malware 4Na aplicação Autoruns, clique em "Options" (Opções) na parte superior e desmarque as opções "Hide Empty Locations" (Ocultar locais vazios) e "Hide Windows Entries" (Ocultar entradas do Windows). Após este procedimento, clique no ícone "Refresh" (Atualizar).

Atualizar os resultados da aplicação Autoruns

passo de remoção manual de malware 5Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que pretende eliminar.

Deve anotar o seu caminho e nome completos. Note que alguns malwares escondem nomes de processos sob nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros de sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover, clique com o botão direito do rato sobre o seu nome e escolha "Eliminar".

Eliminar malware em Autoruns

Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isto assegura que o malware não será executado automaticamente no próximo arranque do sistema), deve procurar o nome do malware no seu computador. Certifique-se de que ativa os ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de que o remove.

Procurar malware e eliminá-lo

Reinicie o computador no modo normal. Seguir estes passos deverá remover qualquer malware do seu computador. Tenha em atenção que a remoção manual de ameaças requer conhecimentos informáticos avançados. Se não tiver esses conhecimentos, deixe a remoção de malware para os programas antivírus e anti-malware.

Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas de malware. Como sempre, é melhor prevenir a infeção do que tentar remover o malware mais tarde. Para manter o seu computador seguro, instale as últimas actualizações do sistema operativo e utilize software antivírus. Para ter a certeza de que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos que o analise com Combo Cleaner Antivirus para Windows.

Perguntas frequentes (FAQ)

O meu computador está infetado com o malware Maverick. Devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?

Remover o Maverick formatando a unidade irá excluir todos os ficheiros. Usar uma ferramenta confiável de remoção de malware, como o Combo Cleaner, pode limpar o sistema e manter os dados.

Quais são os maiores problemas que o malware pode causar?

O malware pode aceder e roubar dados confidenciais, perturbar ou danificar o seu computador, bloquear ou encriptar os seus ficheiros, dar aos atacantes controlo remoto, descarregar outro software prejudicial e realizar outras ações maliciosas.

Qual é o objetivo do malware Maverick?

Geralmente, o objetivo do malware Maverick é roubar credenciais bancárias, monitorar atividades bancárias online e se espalhar pelo WhatsApp para infectar outros utilizadores.

Como é que o Maverick se infiltrou no meu computador?

O Maverick infiltra-se nos computadores através de ficheiros maliciosos enviados pelo WhatsApp, muitas vezes disfarçados num arquivo ZIP ou numa mensagem falsa relacionada com bancos.

O Combo Cleaner irá proteger-me contra malware?

Sim, o Combo Cleaner pode detetar e remover a maioria dos malwares conhecidos. Como os malwares avançados geralmente ficam escondidos nas profundezas do sistema, é importante executar uma verificação completa do sistema.

Partilhar:

facebook
X (Twitter)
linkedin
copiar link
Tomas Meskauskas

Tomas Meskauskas

Pesquisador especialista em segurança, analista profissional de malware

Sou um apaixonado por segurança e tecnologia de computadores. Tenho experiência de mais de 10 anos a trabalhar em diversas empresas relacionadas à resolução de problemas técnicas e segurança na Internet. Tenho trabalhado como autor e editor para PCrisk desde 2010. Siga-me no Twitter e no LinkedIn para manter-se informado sobre as mais recentes ameaças à segurança on-line.

▼ Mostrar comentários

O portal de segurança PCrisk é fornecido pela empresa RCS LT.

Pesquisadores de segurança uniram forças para ajudar a educar os utilizadores de computadores sobre as mais recentes ameaças à segurança online. Mais informações sobre a empresa RCS LT.

Os nossos guias de remoção de malware são gratuitos. Contudo, se quiser continuar a ajudar-nos, pode-nos enviar uma ajuda, sob a forma de doação.

Doar