FacebookTwitterLinkedIn

Como remover o malware GoogleUpdate do seu sistema operativo

Também Conhecido Como: vírus GoogleUpdate
Tipo: Trojan
Nível de Estragos: Médio

O que é GoogleUpdate?

GoogleUpdate é um programa malicioso que encontramos após a instalação de uma configuração fraudulenta descarregue a partir de uma página web fraudulenta. O instalador foi também agregado com adware. Portanto, se o GoogleUpdate está presente no sistema - outros conteúdos indesejados ou maliciosos provavelmente também se infiltraram nele.

Pasta da instalação do GoogleUpdate

Visão geral do GoogleUpdate

Depois de executarmos a configuração fraudulenta no nosso sistema de testes, instalou o GoogleUpdate e múltiplos programas do tipo adware. No momento da redacção do texto, não ficou claro quais são os objectivos do GoogleUpdate. Com base na nossa experiência de investigação, podemos supor que este programa malicioso possa causar infecções em cadeia ou roubar dados sensíveis.

Assim, o GoogleUpdate pode causar adware, sequestro do navegador, API, trojan, ransomware, e outras infecções. O malware de roubo de dados visa geralmente informações e ficheiros do sistema/utilizador, actividade de navegação (por exemplo, URLs visitados, consultas pesquisadas, marcadores, preenchimento automático, etc.), credenciais de login de conta (ou seja, nomes de utilizador/palavras-passe), números de cartões de crédito, e outras informações vulneráveis.

Como mencionado anteriormente, GoogleUpdate pode infiltrar-se nos sistemas juntamente com software suportado por publicidade. O adware é concebido para exibir anúncios, provocar redireccionamentos, e recolher dados sensíveis. Os anúncios promovem fraudes online, software não fidedigno/prejudicial, e até malware.

Em suma, a presença de software como o GoogleUpdate em dispositivos pode resultar em múltiplas infecções do sistema, graves problemas de privacidade, perdas financeiras, e roubo de identidade.

Resumo da Ameaça:
Nome vírus GoogleUpdate
Tipo de Ameaça Malware, Trojan, Adware, Anúncios indesejados, Vírus pop-up
Nomes de Detecção (GoogleUpdate) Avast (CrypterX-gen [Trj]), ESET-NOD32 (Uma Variante De Win32/Kryptik.HLKD), Fortinet (W32/Kryptik.HLKD!tr), Kaspersky (UDS:Trojan.Win32.Staser.gen), Microsoft (Trojan:Win32/Sabsik.FL.B!ml), Lista Completa de Detecções (VirusTotal)
Nomes de Detecção (instalador fraudulento) Avast (FileRepMalware [Adw]), ESET-NOD32 (Uma Variante De Win32/TrojanDropper.Agent.SLC), Fortinet (W32/Agent.SLC!tr), Kaspersky (UDS:Trojan.Win32.Ekstak), Microsoft (Trojan:Win32/Sabsik.TE.B!ml), Lista Completa de Detecções (VirusTotal)
Nome do Processo Fraudulento GoogleUpdate.exe (o nome do processo pode variar)
Sintomas Os Trojans são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem em silêncio, pelo que nenhum sintoma em particular é claramente visível numa máquina infectada. Enquanto as infecções por adware podem resultar na visualização de anúncios não provenientes dos sites que está a navegar, anúncios pop-up intrusivos, e diminuição da velocidade de navegação na Internet.
Métodos de Distribuição Instaladores de software gratuitos (agregação), anexos de email infectados, anúncios online maliciosos, engenharia social, 'fissuras' de software.
Danos Diminuição do desempenho do computador, palavras-passe e informação bancária roubadas, roubo de identidade, possíveis infecções adicionais por malware.
Remoção do Malware (Windows)

Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner.
▼ Descarregar Combo Cleaner
O verificador gratuito verifica se o seu computador está infectado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais.

Exemplos de malware e adware

PrintManager é um programa praticamente idêntico ao GoogleUpdate. zgTAR, Album StealerVagus, LRL Stealer – são apenas alguns exemplos de malware que analisámos recentemente, e Load All Links, Media Control, Popup Blocker Gold, Shopping Pal – são apenas alguns exemplos de adware.

O software malicioso pode ter um largo espectro de capacidades e utilizações. Contudo, independentemente da forma como funciona - a presença de malware põe em perigo a integridade do dispositivo e a segurança do utilizador. Por conseguinte, todas as ameaças devem ser eliminadas imediatamente após a sua detecção.

Como é que GoogleUpdate foi instalado no meu computador?

Adquirimos um instalador agregado com GoogleUpdate a partir de uma página web de promoção de software questionável. Sites deste tipo são mais frequentemente acedidos através de redireccionamentos causados por URLs mal soletrados, páginas que utilizam redes de publicidade fraudulenta, notificações de navegador spam, anúncios intrusivos, ou adware instalado (com capacidades de abertura à força do navegador).

Contudo, a instalação agregada pode ser descarregue a partir de várias fontes não fidedignas, tais como canais gratuitos, por exemplo freeware e sites de alojamento gratuito de ficheiros, redes de partilha Pee-to-Peer, e outros fontes de terceiros.

É pertinente mencionar que software malicioso pode ser distribuído usando uma variedade de técnicas, por exemplo, anexos/links em emails de spam e outras mensagens, fraudes online, malvertising, ferramentas de activação de programas ilegais ("cracks"), e actualizações falsas.

Como evitar a instalação de programas maliciosos?

Recomendamos veementemente que descarregue apenas de fontes oficiais e verificadas. Além disso, ao instalar, é essencial ler termos, estudar possíveis opções, utilizar as definições "Personalizadas" ou "Avançadas", e optar por não utilizar aplicações suplementares, extensões, ferramentas, etc. É igualmente importante activar e actualizar programas utilizando funções/ferramentas genuínas.

Outra recomendação é de ter cuidado ao navegar, uma vez que conteúdos fraudulentos e maliciosos geralmente parecem inofensivos. Além disso, os anexos e links encontrados em emails suspeitos/irrelevantes e outras mensagens - não devem ser abertos, uma vez que podem ser infecciosos.

Devemos enfatizar que ter um anti-vírus respeitável instalado e mantido actualizado é primordial para a segurança do dispositivo e utilizador. Este software deve ser utilizado para executar verificações regulares do sistema e para remover ameaças e problemas. Se o seu computador já estiver infectado com GoogleUpdate, recomendamos a execução de uma verificação com Combo Cleaner para eliminar automaticamente este programa.

Screenshot do site fraudulento usado para promover o GoogleUpdate:

Site fraudulento de promoção do GoogleUpdate

Screenshot da configuração de instalação do GoogleUpdate:

Instalador do GoogleUpdate

Screenshot do processo do GoogleUpdate no Gestor de Tarefas do Windows (nome do processo "GoogleUpdate.exe"):

Processo de malware do GoogleUpdate no Gestor de Tarefas (GoogleUpdate.exe - nome do processo)

Remoção automática instantânea do malware: A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
▼ DESCARREGAR Combo Cleaner O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais. Ao descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

Menu rápido:

Remoção do adware:

Utilizadores Windows 10:

Acedendo a Programas e Funcionalidades (desinstalar) no Windows 10

Clique com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do ecrã, seleccione Painel de Controlo no Menu de Acesso Rápido. Na janela aberta, escolha Desinstalar um Programa.

Utilizadores Windows 7:

Acedendo

Clique Início ("Logo Windows" no canto inferior esquerdo do seu ambiente de trabalho), escolha o Painel de Controlo. Localize Programas e clique em Desinstalar um programa.

Utilizadores macOS (OSX):

Desinstalar um programa OSX (Mac)

Clique Finder, na janela aberta selecione Aplicações. Arraste a app da pasta das Aplicações para a Reciclagem (localizado em Dock), e depois clique com o botão direito no botão da Reciclagem e selecione Esvaziar Reciclagem.

Desinstalação do adware através do Painel de Controlo

Na janela de desinstalação dos programas, procure por entradas suspeitas, seleccione-as e clique em "Desinstalar" ou "Remover".

Após desinstalar a aplicação potencialmente indesejada (que causa anúncios), verifique o seu computador à procura de componentes indesejados restantes ou possíveis infecções por malware. Para verificar o seu computador, use o software de remoção de malware recomendado.

Remoção do adware dos navegadores da Internet:

No momento da pesquisa, o GoogleUpdate não instalava os plug-ins do seu navegador no Internet Explorer, Google Chrome ou Mozilla Firefox; no entanto, era acompanhado por outro adware. Portanto, é recomendado remover todos os complementos de navegador potencialmente indesejados dos seus navegadores de Internet.

O vídeo demonstra como remover complementos de navegador potencialmente indesejados:

Google Chrome logoRemover extensões maliciosas do Google Chrome:

Remoção de anúncios indesejados do Google Chrome passo 1

Clique no ícone do menu do Chrome Google Chrome menu icon (no canto superior direito do Google Chrome), seleccione "Mais ferramentas" e clique em "Extensões". Localize todas as extensões suspeitas, seleccione estas entradas e clique em "Remover".

Remoção de anúncios indesejados do Google Chrome passo 2

Método opcional:

Se continuar a ter problemas com a remoção do vírus googleupdate, reinicie as configurações do navegador do Google Chrome. Clique no Chrome menu icon Google Chrome menu icon (no canto superior direito do Google Chrome) e selecione Settings. Faça scroll para o fundo do ecrã. Clique em Advanced… link.

Configuração de redefinição das definições Google Chrome passo 1

Depois de descer para a parte de baixo do ecrã, clique no botão Reset (Restore settings to their original defaults).

Configuração de redefinição das definições Google Chrome passo 2

Na janela aberta, confirme que deseja redefinir as configurações do Google Chrome para o padrão, clicando no botão Reset.

Configuração de redefinição das definições Google Chrome passo 3

Mozilla Firefox logoRemova os plug-ins do Mozilla Firefox:

Remoção de anúncios indesejados do Mozilla Firefox passo 1

Clique no menu Firefox firefox menu icon (no canto superior direito da janela principal), seleccione "Add-ons". Clique em "Extensões", na janela aberta localizar todas as extensões suspeitas recentemente instaladas, clique nos três pontos e depois clicar em "Remover".

Remoção de anúncios indesejados do Mozilla Firefox passo 2

Método opcional:

Os utilizadores de computador que estão a ter problemas com a remoção dos vírus googleupdate, podem repor as suas definições do Mozilla Firefox. Abra o Mozilla Firefox, no canto superior direito da janela principal clique no menu Firefox firefox menu, na caixa do menu suspenso escolha Menu de Ajuda Aberto e selecione o menu de ajuda firefox firefox help menu.

Reconfigurando as configurações do Mozilla Firefox para padrão - acedendo

Selecione Informação de Soluções de Problemas.

Reconfigurando as configurações do Mozilla Firefox para padrão - acedendo

Na janela aberta, clique no botão Repor Firefox.

Reconfigurando as configurações do Mozilla Firefox para padrão - clicando em

Nas janelas abertas confirme que quer restaurar as suas configurações do Mozilla Firefox para padrão, clicando no botão Repor.

Reconfigurando as configurações do Mozilla Firefox para padrão - clicando em

safari browser logoRemova extensões fraudulentas do Safari:

Remova adware do Safari - 1

Certifique-se de que o seu navegador Safari está ativo, clique no menu Safari, e selecione Preferências….

Remova adware do Safari - 2

Na janela aberta clique em Extensões, localize qualquer extensão suspeita instalada, selecione-a e clique Desinstalar.

Método opcional:

Certifique-se de que o seu navegador Safari está ativo e clique no menu Safari. Do menu suspenso, selecione Limpar Histórico e Dados dos Sites.

Remova adware do Safari - 3

Na janela aberta selecione histórico todo e clique no botão Limpar Histórico.

Remova adware do Safari - 4

Logotipo Microsoft Edge ( Chromium )Remova as extensões maliciosas do Microsoft Edge:

Removendo o adware do Microsoft Edge passo 1

Clique no ícone do menu Edge Ícone do menu Microsoft Edge (chromium)  (chromium) (no canto superior direito do Microsoft Edge), selecione "Extensões". Localize todos os add-ons suspeitos de instalar recentemente e clique em "Remover" abaixo dos nomes.

Removendo o adware do Microsoft Edge passo 2

Método opcional:

Se continuar a ter problemas com a remoção do vírus googleupdate, redefina as configurações do navegador Microsoft Edge. Clique no ícone do menu Edge Ícone do menu Microsoft Edge (chromium) (chromium) (no canto superior direito do Microsoft Edge) e selecione Configurações.

Redefinição do Microsoft Edge (Chromium) passo 1

No menu de configurações aberto, selecione Redefinir configurações.

Redefinição do Microsoft Edge (Chromium) passo 2

Selecione Restaurar configurações para os seus valores padrão. Na janela aberta, confirme que deseja redefinir as configurações do Microsoft Edge para o padrão, clicando no botão Redefinir.

Redefinição do Microsoft Edge (Chromium) passo 3

  • Se isso não ajudou, siga estas instruções alternativas, explicando como redefinir o navegador Microsoft Edge.

Fonte: https://www.pcrisk.com/removal-guides/25895-googleupdate-malware

Perguntas Frequentes (FAQ)

Quais são os maiores problemas que o GoogleUpdate pode causar?

As ameaças colocadas por um programa malicioso dependem das suas funcionalidades e dos objectivos dos criminosos cibernéticos. O GoogleUpdate provavelmente recolhe informações sensíveis e pode infiltrar-se nos dispositivos juntamente com o adware. Em geral, tais infecções podem levar a graves problemas de privacidade, perdas financeiras e roubo de identidade.

Como é que o GoogleUpdate se infiltrou no meu computador?

Descarregámos um instalador agregado com GoogleUpdate a partir de um site fraudulento. No entanto, os programas maliciosos são difundidos utilizando várias técnicas. O malware é principalmente proliferado através de emails/mensagens de spam, fontes de descarregamento não fidedignas (por exemplo, sites não-oficiais e freeware, redes de partilha P2P, etc.), fraudes online, malvertising, ferramentas de activação de software ilegal ("cracking"), e actualizações falsas.

O Combo Cleaner vai proteger-me contra o malware?

Sim, o Combo Cleaner é capaz de detectar e eliminar a maior parte das infecções malware conhecidas. É de salientar que a realização de uma análise completa do sistema é crucial - uma vez que o malware sofisticado geralmente oculta-se profundamente nos sistemas.

▼ Mostrar comentários

Sobre o autor:

Tomas Meskauskas

Sou um apaixonado por segurança e tecnologia de computadores. Tenho experiência de mais de 10 anos a trabalhar em diversas empresas relacionadas à resolução de problemas técnicas e segurança na Internet. Tenho trabalhado como autor e editor para PCrisk desde 2010. Siga-me no Twitter e no LinkedIn para manter-se informado sobre as mais recentes ameaças à segurança on-line. Saiba mais sobre o autor.

O portal de segurança PCrisk é criado por forças unidas de pesquisadores de segurança para ajudar a educar os utilizadores de computador sobre as mais recentes ameaças de segurança online. Mais informações sobre os autores e pesquisadores que estão a trabalhar na PCrisk na nossa página de contato.

Os nossos guias de remoção de malware são gratuitos. Contudo, se quiser continuar a ajudar-nos, pode-nos enviar uma ajuda, sob a forma de doação.

Sobre nós

O PCrisk é um portal de cibersegurança, que informa os utilizadores da Internet sobre as últimas ameaças digitais. O nosso conteúdo é fornecido por especialistas em segurança e investigadores profissionais de malware. Leia mais sobre nós.

Instruções de remoção em outras línguas
Code QR
vírus GoogleUpdate Code QR
Digitalize o código QR para ter um guia de remoção de acesso fácil de vírus GoogleUpdate no seu dispositivo móvel.
Nós recomendamos:

Livre-se hoje das infecções por malware Windows:

▼ REMOVER AGORA
Descarregar Combo Cleaner

Plataforma: Windows

Classificação do editor para Combo Cleaner:
ClassificaçãoExcelente!

[Início da Página]

O verificador gratuito faz uma verificação se o seu computador estiver infetado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por Rcs Lt, a empresa-mãe de PCRisk. Leia mais.