Como remover o TamperedChef Stealer do seu sistema operativo
TrojanTambém conhecido como: TamperedChef ladrão
Faça uma verificação gratuita e verifique se o seu computador está infectado.
REMOVER AGORAPara usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk.
Que tipo de malware é o TamperedChef?
TamperedChef é o nome de um programa malicioso classificado como um ladrão. Como a classificação indica, este software extrai informações vulneráveis de sistemas infetados. Este malware existe desde, pelo menos, maio de 2025. Em campanhas recentes que ocorreram durante o verão do mesmo ano, o ladrão foi infiltrado nos sistemas por Aplicações Potencialmente Indesejadas (PUAs). Esses aplicativos agiram como agentes adormecidos que foram ativados em 21 de agosto de 2025 e, em seguida, baixaram/instalaram o ladrão TamperedChef.

Visão geral do malware TamperedChef
Nas campanhas de disseminação do TamperedChef observadas no verão de 2025, a infeção começou com PUAs disfarçadas de software genuíno, como editores de PDF, navegadores ou localizadores manuais (possivelmente outros disfarces). Apenas um aplicativo poderia ser o originador da infeção do TamperedChef, mas, em alguns casos, eles se infiltraram nos sistemas em um pacote ou instalaram-se uns aos outros antes da introdução do ladrão.
Os aplicativos permaneciam como softwares inofensivos, mas verificavam constantemente se havia atualizações disponíveis. Em 21 de agosto, uma atualização foi recebida e um arquivo executável foi baixado/instalado, o que causou a infecção pelo ladrão TamperedChef. Esses aplicativos indesejados também podem transformar máquinas infectadas em proxies residenciais.
O malware TamperedChef foi concebido para roubar dados confidenciais de dispositivos. Começa por recolher dados relevantes do dispositivo, incluindo listas de produtos de segurança e navegadores instalados. A partir dos navegadores, o TamperedChef pode extrair cookies da Internet e credenciais de login salvas (nomes de utilizador/senhas). Este programa pode encerrar navegadores em execução, provavelmente com o objetivo de aceder a informações que, de outra forma, seriam inacessíveis.
É importante mencionar que os criadores de malware frequentemente aprimoram seus softwares e metodologias. Também é importante notar que os ladrões muitas vezes podem extrair dados (por exemplo, credenciais de login, detalhes de identificação pessoal, informações financeiras, etc.) de vários aplicativos, como navegadores, clientes de e-mail, clientes FTP (File Transfer Protocol), mensageiros, clientes VPN (Virtual Private Network), software relacionado a jogos, gerenciadores de senhas, carteiras de criptomoedas e assim por diante. Portanto, versões futuras do TamperedChef podem ter uma lista de alvos mais ampla ou recursos adicionais/diferentes.
Para resumir, a presença de software malicioso como o ladrão TamperedChef em dispositivos pode levar a graves problemas de privacidade, perdas financeiras e roubo de identidade.
| Nome | TamperedChef ladrão |
| Tipo de ameaça | Trojan, ladrão, vírus rouba-senhas. |
| Nomes de detecção | Avast (Outros:Malware-gen [Trj]), Combo Cleaner (Application.Agent.MDL), ESET-NOD32 (Uma variante de JS/Adware.AppSuites.A.gen), Kaspersky (Trojan-Downloader.Win64.Agentb.dw), Microsoft (Trojan:Win64/InfoStealer!MSR), Lista completa de detecções (VirusTotal) |
| Sintomas | Os cavalos de Tróia são concebidos para se infiltrarem furtivamente no computador da vítima e permanecerem silenciosos, pelo que não são visíveis sintomas específicos numa máquina infetada. No entanto, no caso do TamperedChef, os utilizadores podem notar que um ou mais programas que não se lembram de ter instalado aparecem subitamente nos seus computadores. |
| Métodos de distribuição | Anexos de e-mail infetados, anúncios online maliciosos, engenharia social, “cracks” de software. |
| Danos | Roubo de palavras-passe e informações bancárias, roubo de identidade, adição do computador da vítima a uma botnet. |
| Remoção do Malware (Windows) |
Para eliminar possíveis infecções por malware, verifique o seu computador com software antivírus legítimo. Os nossos investigadores de segurança recomendam a utilização do Combo Cleaner. Descarregar Combo CleanerO verificador gratuito verifica se o seu computador está infectado. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk. |
Exemplos de malware do tipo Stealer
Já escrevemos sobre vários programas maliciosos; Raven, DarkCloud, RMC stealer e Leet são apenas alguns dos nossos artigos mais recentes sobre stealers.
O malware que rouba dados pode ter como alvo uma ampla variedade de informações ou apenas detalhes específicos. No entanto, independentemente dos dados (se houver) que um software malicioso tem como alvo, a sua presença num sistema coloca em risco a integridade do dispositivo e a segurança do utilizador. Portanto, todas as ameaças devem ser eliminadas imediatamente após a deteção.
Como é que o TamperedChef se infiltrou no meu computador?
O TamperedChef foi distribuído através de várias aplicações que pareciam úteis em campanhas que começaram no verão de 2025. O ladrão em si existe desde pelo menos 15 de maio, e uma das primeiras operações identificadas começou em 16 de junho. Os aplicativos permaneceram inativos por semanas ou meses até serem ativados para baixar uma atualização, resultando na infecção pelo TamperedChef em 21 de agosto.
Até o momento da redação deste artigo, cinco campanhas foram identificadas, e todas se baseavam no abuso do Google Ads para divulgar páginas promocionais enganosas (malvertising). Há uma correlação interessante entre a duração de uma campanha publicitária adquirida no Google e o momento em que as capacidades maliciosas dos aplicativos adormecidos foram ativadas. Mais de 50 sites estavam vinculados a essas operações.
Algumas das aplicações podem ser sinalizadas por fornecedores de segurança como PUAs (Aplicações Potencialmente Indesejadas), mas, após a ativação, causam infeções por malware de alto risco (TamperedChef). Os disfarces dos aplicativos incluem uma ferramenta para encontrar manuais – “ManualFinder”, navegadores – “OneStart” e "EpiStart“ (‘EpiBrowser’) e software de edição de documentos PDF – ”PDF Editor By AppSuite" (“AppSuite PDF Editor”, “AppSuite-PDF”), “PDF Editor” e “Fast PDF Pro”.
As aplicações tinham certificados emitidos por quatro empresas diferentes; embora a fonte possa ter sido legítima, há evidências que sugerem que pelo menos algumas das entidades emissoras são fraudulentas.
Como mencionado anteriormente, a infecção pelo TamperedChef pode ter origem numa única aplicação, num pacote ou após uma cadeia de instalações. Para expandir esta informação: “PDF Editor By AppSuite” geralmente descarrega “PDF Editor”, “OneStart” pode descarregar “PDF Editor By AppSuiter” e ‘OneStart’ e “PDF Editor” podem descarregar “Manual Finder”.
É importante mencionar que o TamperedChef pode ser introduzido nos sistemas por outros aplicativos ou por um método totalmente diferente. Geralmente, a proliferação de malware depende de phishing e engenharia social.
Além da publicidade maliciosa, o malware é comumente distribuído por meio de trojans (backdoors/loaders), downloads drive-by (furtivos/enganosos), golpes online, anexos ou links maliciosos em e-mails/mensagens de spam, canais de download duvidosos (por exemplo, sites de freeware e de terceiros, redes de partilha Peer-to-Peer, etc.), atualizações falsas, programas/mídia piratas e ferramentas ilegais de ativação de software (“cracks”).
Além disso, alguns programas maliciosos podem propagar-se automaticamente através de redes locais e dispositivos de armazenamento removíveis (por exemplo, discos rígidos externos, unidades flash USB, etc.).
O malware é normalmente disfarçado ou incluído em ficheiros de software/multimédia comuns. Os ficheiros infecciosos apresentam-se em vários formatos, por exemplo, executáveis (EXE, RUN, etc.), arquivos (RAR, ZIP, etc.), documentos (PDF, Microsoft Office, Microsoft OneNote, etc.), JavaScript, etc. Basta abrir um ficheiro malicioso para desencadear o processo de infeção.
Como evitar a instalação de malware?
Recomendamos vivamente que pesquise o software e o descarregue apenas de fontes oficiais/verificadas. Todos os programas devem ser ativados e atualizados utilizando funções/ferramentas fornecidas por programadores genuínos, uma vez que os adquiridos a terceiros podem conter malware.
Outra recomendação é estar atento ao navegar, pois a Internet está repleta de conteúdos enganosos e perigosos. As comunicações recebidas (por exemplo, e-mails, DMs/PMs, SMS, etc.) devem ser abordadas com cautela. Anexos ou links encontrados em e-mails suspeitos/irrelevantes não devem ser abertos, pois podem ser virulentos.
É fundamental para a segurança do dispositivo/utilizador ter um antivírus confiável instalado e mantido atualizado. O software de segurança deve ser usado para executar verificações regulares do sistema e remover ameaças potenciais e ativas. Se acredita que o seu computador já está infetado, recomendamos executar uma verificação com Combo Cleaner Antivirus para Windows para eliminar automaticamente o malware infiltrado.
TamperedChef stealer espalhando PUA (PDF Editor By AppSuite):

TamperedChef stealer espalhando PUA (OneStart):

TamperedChef stealer a espalhar PUA (EpiStart [EpiBrowser]):

Remoção automática instantânea do malware:
A remoção manual de ameaças pode ser um processo moroso e complicado que requer conhecimentos informáticos avançados. O Combo Cleaner é uma ferramenta profissional de remoção automática do malware que é recomendada para se livrar do malware. Descarregue-a clicando no botão abaixo:
DESCARREGAR Combo CleanerAo descarregar qualquer software listado no nosso website, concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. Para usar a versão completa do produto, precisa de comprar uma licença para Combo Cleaner. 7 dias limitados para teste grátis disponível. O Combo Cleaner pertence e é operado por RCS LT, a empresa-mãe de PCRisk.
Menu rápido:
- O que é o TamperedChef?
- PASSO 1. Remoção manual do malware TamperedChef.
- PASSO 2. Verifique se o seu computador está limpo.
Como remover malware manualmente?
A remoção manual de malware é uma tarefa complicada - normalmente é melhor permitir que os programas antivírus ou anti-malware façam isso automaticamente. Para remover esse malware, recomendamos o uso de Combo Cleaner Antivirus para Windows.
Se desejar remover o malware manualmente, o primeiro passo é identificar o nome do malware que está a tentar remover. Aqui está um exemplo de um programa suspeito em execução no computador de um utilizador:

Se verificou a lista de programas em execução no seu computador, por exemplo, utilizando o gestor de tarefas, e identificou um programa que parece suspeito, deve continuar com estes passos:
Descarregar um programa chamado Autoruns. Este programa mostra as aplicações de arranque automático, o Registo e as localizações do sistema de ficheiros:

Reiniciar o computador no modo de segurança:
Utilizadores do Windows XP e do Windows 7: Inicie o computador no modo de segurança. Clique em Iniciar, clique em Desligar, clique em Reiniciar e clique em OK. Durante o processo de arranque do computador, prima a tecla F8 do teclado várias vezes até ver o menu Opções avançadas do Windows e, em seguida, selecione Modo de segurança com ligação em rede na lista.

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 7 no "Modo de segurança com rede":
Utilizadores do Windows 8: Iniciar o Windows 8 no modo de segurança com rede - Aceda ao ecrã Iniciar do Windows 8, escreva Avançadas e, nos resultados da pesquisa, selecione Definições. Clique em Opções de arranque avançadas, na janela aberta "Definições gerais do PC", selecione Arranque avançado.
Clique no botão "Reiniciar agora". O computador será reiniciado no menu "Opções avançadas de inicialização". Clique no botão "Resolução de problemas" e, em seguida, clique no botão "Opções avançadas". No ecrã de opções avançadas, clique em "Definições de arranque".
Clique no botão "Reiniciar". O PC será reiniciado no ecrã Definições de arranque. Prima F5 para iniciar no modo de segurança com rede.

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 8 no "Modo de segurança com rede":
Utilizadores do Windows 10: Clique no logótipo do Windows e selecione o ícone Energia. No menu aberto, clique em "Reiniciar" mantendo premido o botão "Shift" do teclado. Na janela "escolher uma opção", clique em "Resolução de problemas" e, em seguida, selecione "Opções avançadas".
No menu de opções avançadas selecione "Definições de arranque" e clique no botão "Reiniciar". Na janela seguinte, deve clicar no botão "F5" do seu teclado. Isto irá reiniciar o seu sistema operativo em modo de segurança com rede.

Vídeo que mostra como iniciar o Windows 10 no "Modo de segurança com rede":
Extraia o ficheiro descarregado e execute o ficheiro Autoruns.exe.

Na aplicação Autoruns, clique em "Options" (Opções) na parte superior e desmarque as opções "Hide Empty Locations" (Ocultar locais vazios) e "Hide Windows Entries" (Ocultar entradas do Windows). Após este procedimento, clique no ícone "Refresh" (Atualizar).

Verifique a lista fornecida pela aplicação Autoruns e localize o ficheiro de malware que pretende eliminar.
Deve anotar o seu caminho e nome completos. Note que alguns malwares escondem nomes de processos sob nomes de processos legítimos do Windows. Nesta fase, é muito importante evitar a remoção de ficheiros de sistema. Depois de localizar o programa suspeito que deseja remover, clique com o botão direito do rato sobre o seu nome e escolha "Eliminar".

Depois de remover o malware através da aplicação Autoruns (isto assegura que o malware não será executado automaticamente no próximo arranque do sistema), deve procurar o nome do malware no seu computador. Certifique-se de que ativa os ficheiros e pastas ocultos antes de continuar. Se encontrar o nome do ficheiro do malware, certifique-se de que o remove.

Reinicie o computador no modo normal. Seguir estes passos deverá remover qualquer malware do seu computador. Tenha em atenção que a remoção manual de ameaças requer conhecimentos informáticos avançados. Se não tiver esses conhecimentos, deixe a remoção de malware para os programas antivírus e anti-malware.
Estes passos podem não funcionar com infecções avançadas de malware. Como sempre, é melhor prevenir a infeção do que tentar remover o malware mais tarde. Para manter o seu computador seguro, instale as últimas actualizações do sistema operativo e utilize software antivírus. Para ter a certeza de que o seu computador está livre de infecções por malware, recomendamos que o analise com Combo Cleaner Antivirus para Windows.
Perguntas frequentes (FAQ)
O meu computador está infetado com o malware TamperedChef. Devo formatar o meu dispositivo de armazenamento para me livrar dele?
A remoção de malware raramente requer medidas tão drásticas.
Quais são os maiores problemas que o malware TamperedChef pode causar?
Os perigos representados por uma infeção dependem das capacidades do malware e do modus operandi dos cibercriminosos. O TamperedChef foi concebido para roubar informações confidenciais de dispositivos (como cookies do navegador e credenciais de login). Geralmente, infeções desse tipo podem resultar em sérios problemas de privacidade, perdas financeiras e roubo de identidade.
Qual é o objetivo do malware TamperedChef?
O malware é usado predominantemente para obter lucro. No entanto, os atacantes também podem usar programas maliciosos para se divertir, realizar vinganças pessoais, interromper processos (por exemplo, sites, serviços, empresas, etc.), envolver-se em hacktivismo e lançar ataques motivados por questões políticas/geopolíticas.
Como o malware TamperedChef se infiltrou no meu computador?
O TamperedChef foi distribuído por meio de vários PUAs, que se disfarçavam como ferramentas genuínas antes de serem atualizados para operar de forma maliciosa. Esses aplicativos foram promovidos por meio de anúncios malignos do Google (malvertising). Outras técnicas de distribuição também são possíveis.
O malware é mais comumente proliferado por meio de trojans, downloads drive-by, e-mails de spam, golpes online, fontes de download suspeitas (por exemplo, sites não oficiais e gratuitos de hospedagem de arquivos, redes de compartilhamento P2P, etc.), ferramentas ilegais de ativação de software (“cracks”) e atualizações falsas. Alguns programas maliciosos podem até mesmo se espalhar por redes locais e dispositivos de armazenamento removíveis.
O Combo Cleaner irá proteger-me contra malware?
O Combo Cleaner pode detetar e remover a maioria das infeções de malware conhecidas. Lembre-se de que é essencial realizar uma verificação completa do sistema, uma vez que programas maliciosos sofisticados tendem a esconder-se profundamente nos sistemas.
Partilhar:
Tomas Meskauskas
Pesquisador especialista em segurança, analista profissional de malware
Sou um apaixonado por segurança e tecnologia de computadores. Tenho experiência de mais de 10 anos a trabalhar em diversas empresas relacionadas à resolução de problemas técnicas e segurança na Internet. Tenho trabalhado como autor e editor para PCrisk desde 2010. Siga-me no Twitter e no LinkedIn para manter-se informado sobre as mais recentes ameaças à segurança on-line.
O portal de segurança PCrisk é fornecido pela empresa RCS LT.
Pesquisadores de segurança uniram forças para ajudar a educar os utilizadores de computadores sobre as mais recentes ameaças à segurança online. Mais informações sobre a empresa RCS LT.
Os nossos guias de remoção de malware são gratuitos. Contudo, se quiser continuar a ajudar-nos, pode-nos enviar uma ajuda, sob a forma de doação.
DoarO portal de segurança PCrisk é fornecido pela empresa RCS LT.
Pesquisadores de segurança uniram forças para ajudar a educar os utilizadores de computadores sobre as mais recentes ameaças à segurança online. Mais informações sobre a empresa RCS LT.
Os nossos guias de remoção de malware são gratuitos. Contudo, se quiser continuar a ajudar-nos, pode-nos enviar uma ajuda, sob a forma de doação.
Doar
▼ Mostrar comentários